STAND-UP TRAGEDY
30/12/2003
 
um novo ciclo começa
O ano novo aproxima-se e com ele os espectáculos noutras cidades. O texto não fica como está. Há nele uma convulsão permanente, ou talvez apenas a nossa insatisfação característica. "Stand-Up Tragedy" é um work in progress e, penso, é assim que deve ser. Tem de.
Ficamos à  espera da primeira data, fora de Lx, para voltarmos a baralhar as páginas.

Entretanto, em Angra do Heroísmo, apresento o espectáculo à  Câmara Municipal da minha cidade. Tudo bem encaminhado, talvez a peça abra um festival, e logo no Dia Internacional do Teatro. Se tudo correr como previsto, será no Teatro Angrense, aonde não voltei desde que era um estudante de liceu a armar-se em Telmo Pais. A ideia de fazer o espectáculo na minha terra enche-me de ilusões. É um ciclo que se há-de fechar. Mesmo que, de regresso aos camarins do TA, me imagine com o mesmo terror e a mesma ingenuidade de quando tinha 17 anos e o meu liceu era o mundo.

Para todos os que nos visitam, para os que pagaram bilhetes para se sentar no Maria Matos, para quem escreveu e opinou sobre o espectáculo, para quem nos escreve,
a ficha tripla deseja o melhor ano das vossas vidas.LFB

 
Maria Matos? Conheço perfeitamente
Num café da Avenida de Roma, um velhote mete conversa comigo porque me vê a decorar texto. Isto foi umas semanas antes da estreia, em Novembro. Explico-lhe que sou actor. Os olhos dele brilham e diz que gosta muito de teatro. Eu digo-lhe que tem que ir ver o espectáculo ao Maria Matos. Ele responde: "Maria Matos? Conheço perfeitamente". Eu presumo que o velhote mora ali nas redondezas e vai ao Maria Matos ver as matinés de Domingo. Mas então ele continua:"sim, sim, Maria Matos! Conheço perfeitamente... Costumava encontrá-la na Emissora Nacional e conversávamos bastante. Era uma actriz admirável". TR

 
isto anda tudo ligado
Um dos temas mais discutidos à volta de STAND-UP TRAGEDY foi a forma como o espectáculo vivia no limiar entre a comédia e a tragédia, o provocar do riso ou do choro. Para alguns foi a essência do nosso trabalho, para outros foi um exercício de manipulação, às vezes adjectivado de cínico e outras de generoso. Estes diversos pontos de vista são correctos.
A procura do limite, dessa linha invisível que existe sempre entre o bom e o mau gosto, o provocatório e o ofensivo, foi essencial no nosso trabalho. Não existe uma tradição portuguesa nesta área, o que explique talvez a adesão dos media e do público, mas a desatenção da crítica convencional (já por si bastante desatenta de outra coisa que não seja ela própria). Mas fora de Portugal, este perigoso e pantanoso mundo da procura de limites na comédia tem uma forte tradição. Dois exemplos que nos ocorreram nas conversas iniciais foram Dennis Leary ou Andy Kaufman que, em registos diferentes, fizeram e fazem a sua procura pessoal dentro do universo do humor. Até Lenny Bruce andou por estes terrenos, como o espantoso filme biográfico de Bob Fosse, "Lenny", protagonizado por Dustin Hoffman, pode demonstrar. Aliás, o próprio título STAND-UP TRAGEDY, apesar de inicialmente pensarmos ser uma genial invenção nossa, já foi obviamente utilizado como trocadilho noutros lugares sem ter absolutamente nada a ver com o tipo de trabalho que procurámos exlorar. Basta fazer uma pesquisa no google, com nós fizemos, quase em cima da estreia, para sabermos que, na Noruega, é o nome do albúm de uma banda cuja vocalista é brasileira; na Broadway é o sub-título de um musical de segunda categoria; na Suécia há um tipo que faz o MacBeth com fantoches e usa este título; também é o título de uma crítica a um filme inglês intitulado The Onion Club... E agora, em Portugal, é o título de uma peça sobre os limtes do humor e um humorista que colapsa em palco. Ou seja, se o nosso tema de conversa for "os limites do humor" e formos adeptos da ideia de que "isto anda tudo ligado", entre o Andy Kaufman e uma vocalista brasileira radicada na Noruega... estamos nós. TR

 
stand-up tragedy continua
O blog do espectáculo STAND-UP TRAGEDY vai continuar a funcionar. Continuaremos a depositar aqui as nossas ideias e a relatar as histórias que aconteceram e podem ainda acontecer à volta deste projecto. Porque STAND-UP TRAGEDY vai fazer digressão em Portugal durante todo o ano de 2004. As primeiras exibições serão em Coimbra e Tomar. Estamos em conversações com o Porto, com os Açores e com mais alguns teatros espalhados pelo país. Em breve divulgamos as datas e locais exactos desta digressão.

21/12/2003
 
última vez
HOJE, DIA 21, ÀS 18H00.
ÚLTIMA OPORTUNIDADE PARA VER STAND-UP TRAGEDY EM LISBOA, NO TEATRO MARIA MATOS.

DIGRESSÃO NACIONAL EM 2004.
TOMAR, COIMBRA, AÇORES, PORTO (por confirmar) E POR AÍ FORA.
DATAS DEFINITIVAS A ANUNCIAR BREVEMENTE.

 
suponho que só me fica bem postar isto
O Nuno Lopes, que foi colega do Tiago no Conservatório, foi ver a peça na sexta-feira. O Nuno, de 25 anos, entre muitas coisas, fez com grande sucesso uma telenovela da Globo, revelou-se em grande com a equipa do Herman, e trabalha regularmente com a Cornucópia.

Bebendo copos connosco na tranquilidade do bar no Maria Matos, saiu-se com esta:

"Quando for grande, quero ser como o Tiago".

Ora, se isto até a mim me enche de orgulho... LFB

 
outro premiado (e muito especial)
"o momento mais trágico-cómico da minha vida"


O momento mais trágico-cómico da minha vida foi quando ia assistir a um
espectáculo de Stand-Up comedy e durante 10 minutos ri-me imenso e de
repente a actuação do indivíduo tornou-se uma verdadeira tragédia...




Nome: Cláudio Jorge Silva Marques
Contacto: 9..........

Quero assistir dia 19 Sexta Feira

 
Raquel Lobo do Vale e o momento mais trágico-cómico da sua vida
Um dos momentos mais trágico-cómicos da minha vida foi durante a semana de praxe, quando entrei para o Instituto Superior de Agronomia (ISA) (em 1991)
 
Um dos acontecimentos desse ano, na semana das praxes, foi uma vacada. No final da vacada "obrigaram" as caloiras a beber um copo de vinho (33 cl) carrascão de seguida. Eu não fui excepção e lá o bebi. O vinho subiu-me um bocadinho à cabeça e, confesso, já não fui para casa nas melhores condições. Antes pelo contrário.
 
A viagem para casa podem imaginar: bafo a vinho tinto, cara de parva (imagino, pelo pifo), autocarro apinhado de gente...
E ainda havia uma avenida para subir até casa, que eu esperava me fizesse ficar mais desperta.
A meio da avenida encontro uma senhora de idade que parecia estar mal disposta. Apesar do meu estado, ofereço-me para a ajudar. Ela entrega-me os sacos de compras que trazia, as chaves de casa e indica-me a número da porta e o andar. De seguida tira a dentadura da boca e começa a vomitar. Eu nem estava a acreditar: "grossa" a socorrer uma pessoa que tira a dentadura para vomitar!
Lá abro a porta de rua, subo para o andar da senhora, na esperança de "passar o testemunho". Quando toco à campainha (não ia abrir a porta sem ter a certeza de que não estava ninguém em casa), quem me abre a porta é o filho da dita sra que tinha trissomia 21. Como tinha perfeita consciência do meu estado, ie, de não estar em condições para socorrer quem quer que fosse, deitei a sra. em PLS (posição lateral de segurança) e fui pedir auxílio à vizinha do lado. A vizinha ficou com a sra, tomou as devidas diligências e eu continuei o meu caminho para casa.
À parte a deficiência do filho da sra, o mais trágico de tudo foi, quando perguntei pela sra uns dias depois, saber que ela tinha morrido de enfarte passadas umas horas de eu a ter socorrido.
FIM

 
será este o "nosso" fã anónimo?
Desde a relíquia da Tv2 chamada Zapping que tenho seguido o trabalho dos que fizeram parte deste projecto. Quanto a NCS e a LFB achei sempre que fossem actores e não guionistas. Lembro-me dos acesos debates em que LFB perguntava como é que não podia haver Deus, visto depois não haver justificação para a Mão de Deus de Maradona. Até ao personagem de NCS que saía à rua para avisar que a TV "controla tudo!!!". Nessa altura tinha um enorme respeito por Tiago Rodrigues. (Não quer dizer que o tenho perdido mas...) Lembro-me do Reporter Y. Das perguntas (invulgares) ás pessoas que passavam como por exemplo:
- Pode-me fazer uma pergunta?
ou
- Voce pensa na morte?

Lembro-me do choque que esta última me provocou...da resposta do senhor entrevistado que até surpreendeu o próprio entrevistador.

Fartei-me de rir com o curso para modelos em que TR perguntava:
- Achas que és mais bonito do que eu?
Talvez pla barba à ché...talvêz plo porte e altura ou mesmo plo risco de eu ser vitima dessas perguntas...sempre o respeitei(temi).

Consultando no site da minima ideia na altura apercebi-me de quem eram os guionistas e os Actores. Vi uma ou outra peça do Sr Riso(Miguel Borges). E tudo Graças a esse programa(zapping claro)!

Depois veio o "serviço público". Um programa do "serviço público" impressionou-me particularmente. Foi o "A Tv vai à aldeia" ou parecido. Sei que a pessoa que o encomendou não ficou nada satisfeita, mas isso não me importou nada na altura. O que me impressionou foi a forma como TR falou com as pessoas...nunca cheguei a perceber se eles tinham noção do que se passava ali. Que aquele senhor que estava a gritar estava só a cumprir o seu papel...enfim...

Suspeito que LFB pense(caso leia isto) que as opiniões são como as vaginas...tem razão.

Agora que ja me perdi quaze completamente do objectivo do mail...e correndo o risco de ser bloqueado da vossa caixa de correio... vou caminhar de encontro a...sei la...depois vê-se:

Hoje fui ver "Stand Up Tragedy". Fui como um dos premiados com um convite (eu bem sabia que esta história toda de ler blogs um dia ia compensar).
De início contrariei o publico. Não sou de riso facil e...nos primeiros minutos fiquei um pouco desiludido(mesmo com as gargalhadas da rapariga que estava ao lado).
Depois...ainda me estava a habituar ao fato e sapatinho engraxado do "Ricardo" quando:
-Hoje temos cá um jogador de Futebol...meus senhores...paulo sousa!"(ou era o Sá Pinto...)...
Um Foco de luz incide sobre mim...instintivamente aceno aos presentes (que não consigo ver) tentando mandar a batata pra outro...
Nem sei como não fiquei estático! Ofuscado pela luz! Senti-me uma marioneta nas mais de "Ricardo"...
E continuou...a dizer qualquer coisa como "Paulo sousa é como Portugal, está morto!"...

Achei irreal...
É muito estranho estar-mos a ser objecto de espectáculo.

Mais tarde, quando "Ricardo se perde", um senhor mesmo atraz de mim disse:
-Canta qualquer coisa!
Achei tão perfeito! Gargalhadas por todo o lado. A voz ouvi-se por todo o lado! Pensei que era dificil não ser combinado...
Depois...pensei que, aos olhos dos outros, eu também seria combinado...então fiquei mais confuso!
E se não houver nenhum rapaz nas primeiras filas? Como é que o foco de luz não se perdeu na sala enquanto não me atingia?
Duvido que obtenha resposta...é segredo de espectáculo.
Não sei até que ponto as pessoas que abandonaram o espectáculo a meio estavam a representar ou não...alguns acho que não. Mesmo sendo uma forma de mostrar desagrado que está no seu direito, acho que é falta de respeito pla arte. Sempre se pode optar por nem sequer aplaudir no final.
Depois do inicio achei divinal...muito bem conseguido mesmo. Até porque todas as piadas do inicio tinham a ver com o drama que "Ricardo" estava a viver.
Achei a "estrela cadente" mt boa ideia...(talvez parar usar num flirt futuro). A história do tubarão ja conhecia porque li o vosso blog.

Mas apanhei um cagaço no final!!!! E como vi o elephant recentemente...ja estão a imaginar.

Não querendo demonstrar muito há vontade neste mail, quero desejar mt sorte nas vossas carreiras e ja agora...

Boas Festas...


Bruno Santos

17/12/2003
 
até domingo
Têm chegado à nossa caixa de email óptimas histórias trágico-cómicas. Esperamos, é claro, por mais.


15/12/2003
 
prolongamento de carreira e oferta de convites!!!
STAND-UP TRAGEDY vai prolongar a sua carreira, devido à grande adesão de público, até ao dia 21 de DEZEMBRO. De 4ª a Sábado às 21h30 e Domingo às 18h, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.

Nesta última semana, oferecemos convites duplos aquem participar no passatempo que o blogue do espectáculo está a organizar.

Temos 20 bilhetes-duplos para oferecer às 20 melhores descrições de:

"o momento mais trágico-cómico da minha vida"

conta-nos qual e como foi, em poucas linhas, deixa a tua identificação e o dia em que queres assistir ao espectáculo.

Lá nos vemos!

 
Quatro semanas de luta
Porque, apesar de todas as teorizações que eu e todos nós criamos à volta de STAND-UP TRAGEDY, é de uma luta que se trata. Em última análise, eu luto com o público. Luto comigo. Não contra o público ou contra mim, mas com.

Devo, no entanto, chamar à atenção para o facto de o combate não ser amigável. É um combate de tudo ou nada. E ao fim de quatro semanas, as experiências que vivi no palco do Maria Matos foram marcantes. Este espectáculo, que ainda estará em cena até dia 21, marcou-me já profundamente.

Este espectáculo ensinou-me imenso sobre o público, sobre o teatro, sobre a palavra e o silêncio, sobre o riso e a tragédia, sobre o que é ser actor. E todos os dias é uma aula nova, porque nunca é igual esta luta. Nunca sei se o murro vem da direita ou da esquerda, se vai ser um pontapé ou uma cabeçada.

Mas entro sempre em palco com a mesma ideia com que entro numa cena de pancadaria. Eu posso levar, mas eles não vão sair daqui sem marcas. TR

 
Os homens da luz
Há um momento no espectáculo que me dá particular prazer. É um pormenor. É um torrão de açúcar, mas deixa-me satisfeito. A certa altura na peça, eu falo com a pessoa que está a operar o followspot, a bola de luz que me segue implacavelmente durante todo o espectáculo. Quando me dirijo a essa pessoa, digo um nome, que supostamente é o do operador. Dá-me prazer dizer um nome diferente todas as noites. São pequenas homenagens. O homem das luzes já foi o Nuno e o Luís, que fizeram o texto; já foi o Tiago, o Jê ou o Capitão, que realmente operam as luzes; já foi a Joana, a Paula, o Balola, o Sérgio, o Alexandre, que são alguns dos elementos da equipa do Maria Matos que nos tem acolhido de forma excepcional (acho que o Ulisses e a Cláudia ainda não tiveram direito, mas lá chegará a vez); já foi alguns espectadores que reconheci na plateia e a quem quis fazer um mimo. Os dois últimos dias estão reservados para duas pessoas especiais que são razão de eu embarcar nesta loucura e procurar todos os dias motivos para que tenham orgulho em mim. Tenho pudor. Não vou escrever os nomes. Mas vou dizê-los no sábado, dia 20, e domingo, dia 21, à frente de centenas de pessoas. São os pequenos privilégios de se fazer um monólogo. TR

 
Teatro invisível
Mesmo antes da estreia do espectáculo, ia no comboio que habitualmente apanhava na Reboleira, onde moro, em direcção à estação de Roma, mesmo ali à frente do Maria Matos. Era um domingo de manhã. A carruagem estava vazia quando entrei. Ao longo do caminho ia com o texto do Luís e do Nuno nas mãos, a testar o meu conhecimento daquelas palavras. Tenho essa obsessão de dominar completamente o texto. Como se isso fosse possível. A certa altura, e porque a carruagem estava vazia, resolvi fazer um exercício habitual. Tirei o texto do colo, guardei-o na mochila e recostei-me, de olhos fechados, a murmurar velozmente um excerto: a história do tubarão.
“Subitamente, o tubarão deixou de pensar. Avançou rápido, passou pela fêmea, chegou aos filhos. Devorou-os um a um, abocanhando alguns por inteiro e desfazendo os outros em pedaços. A fêmea, aquela a quem podemos chamar a sua mulher, gritou, revoltada, e perguntou-lhe porquê...”
Ia nesta parte quando, não sei por que razão, abri os olhos. Á minha frente um senhor de cerca de setenta anos, a olhar-me, espantado e medroso, a pensar que tinha tido o azar de se enfiar numa carruagem onde tinha apenas a companhia de um psicopata. Fomos à frente um do outro, os joelhos dele a roçar os meus, em silêncio, sem conseguirmos olhar-nos nos olhos, até à estação de Roma. Quando eu saí da composição ouvi um som. Ainda não sei se foi o sistema hidráulico dos travões do comboio ou se foi um suspiro de alívio daquele velhote. TR

14/12/2003
 
GRÁTIS!
Entramos na última semana de apresentação e está na altura do prometido concurso. Então é assim:

Temos 20 bilhetes-duplos para oferecer às 20 melhores descrições de:

"o momento mais trágico-cómico da minha vida"

conta-nos qual e como foi, em poucas linhas, deixa a tua identificação e o dia em que queres assistir ao espectáculo.

Aqui a "ficha tripla" encarrega-se de escolher os 20 melhores contributos, publicar uns quantos, e distribuir os convites para o espectáculo. Vamos a isso.

 
"estamos aqui p'ra isto"
Foi na quarta-feira passada que o Tiago, ainda de figurino vestido, ficou mais um bocado no Maria Matos para um pedido especial. Na sexta-feira seguinte, uma empresa realizava a sua festa de Natal e uma das suas funcionárias queria oferecer um poema aos colegas. Escreveu o poema numa altura em que já sabia que ia morrer de cancro.
Quando o Tiago o gravou, várias vezes seguidas para ficar perfeito na reprodução que um CD passaria antes da festa, já ela se encontrava num estado de morte cerebral.

Enquanto escutava os versos pela voz do Tiago apercebia-me que, gravação após gravação, ele deixava de ser o Ricardo Magalhães para se tornar nele mesmo, num registo cada vez mais sensível. E, enquanto passeei no palco, já com o cenário completo para a peça actual do Teatro Infantil de Lisboa, pronta para a representação do dia seguinte (que antecede a nossa), pensei que - apesar de tudo, apesar de ser já um Tiago Rodrigues a 100% quem interpretava aqueles versos - esta história de fatalidade, da mulher moribunda e do poema com que se quis despedir dos colegas de trabalho e da vida, podia ser uma história do Ricardo Magalhães.

Um trecho de um "Stand-Up Tragedy" fantasma, em que palavras ditas pela voz da morte ecoaram num palco pronto para receber gargalhadas de crianças. LFB


ps: e o Armando, notável, o técnico do teatro que fez o favor de ficar um bom bocado para gravar o poema, ainda acrescentou (com a mais terna e absoluta sinceridade) quando lhe agradecemos, "estamos aqui p'ra isto".

 
a ficha tripla
ou
antecipação da tristeza

Tenho um dos maiores privilégios que alguém pode ter: trabalho com dois dos meus melhores amigos. Neste projecto; antes, na Mínima Ideia; hoje, nas Produções Fictícias.

Temos três tipos de humor assaz diferentes e também três maneiras bem diversas de mostrar amargura. Talvez por isso funcionamos muito bem em equipa - ou, como lhe começámos a chamar com este espectáculo - numa ficha tripla. Daqui a uma semana acaba a temporada no Maria Matos. Em 2004 virá a digressão mas antecipo já a tristeza de ver o Tiago entregar a chave do camarim. Todos abandonamos o teatro e dois meses de actividade febril no primeiro projecto em que apenas nós, os 3 e mais ninguém, fomos autores.

Virão mais, certamente, mas como a vida tem os seus imprevistos e tombos, convém aproveitar um minuto para salientar o extraordinário dom que há nisto tudo. Tantas coisas juntas numa só amizade. LFB

 
Inveja profunda
Passo pela caixa de correio e vejo que o Nuno recebeu um e-mail
de uma Ana Afonso. Os meus olhos ficam verdes, o coração acelera, as mãos esmurram o teclado. É que a única Ana Afonso que conheço é uma sereia loura, modelo, que faz de Pamela Anderson numa novela qualquer e intérprete de um dos grandes mistérios da História de Portugal: viveu anos com João Melo, aquele tipo inenarrável que cantava com os Fúria do Açúcar e participou num "Big Brother".
É que, ainda por cima, no género de mulheres-estupidamente-atraentes-que-se-apaixonam-estupidamente-por-homens-estupidamente-bizarros, eu tenho muito mais qualificações que o NCS! O Nuno é um homem sério, honrado, casado e intelectual. Eu não, porra! LFB

 
jesus num teatro chamado maria
Recordo-me da primeira peça de teatro como actor. Tinha 17 anos, estava a acabar o liceu (um daqueles em que se testou a "Área-Escola") e o nosso projecto - encenado pelo professor de Expressão Dramática, foi apresentar uma recriação do "Frei Luís de Sousa", de Garrett.
A estreia foi no Teatro Angrense, uma réplica do Trindade lisboeta. De véspera, no fim do ensaio geral, o pânico e ansiedade não me deixaram ir para casa. Fiquei no teatro, só, num gigantesco camarim onde tomei duche e adormeci. Foi a primeira vez que tive a sensação clara de que os teatros são as casas de quem os habita.
O teatro pertence-nos quando lá estamos, quando - após poucos dias - criamos o hábito de chegar, pousar as nossas coisas, e trabalhar neles. Há um lado místico em tudo isto. Um teatro pode, para actores e autores e técnicos, ser uma igreja.

Na igreja Maria Matos há um Jesus. Este Jesus é uma espanhola de Barcelona, sem idade, com as rugas que uma vida livre merece, e a voz de um Leonard Cohen feliz. A Jesus, magnífica cozinheira, é a responsável pelo bar do Maria Matos. Um bar que fecha demasiado cedo. Devia ficar aberto enquanto Jesus quisesse. Muitas horas, noite dentro. Devia ser assim em todos os teatros portugueses - para evitar que actores e autores e técnicos, por vezes, se deixem ficar a beber copos com fantasmas. Por muito agradável que isso seja. E é. LFB

 
o nosso fã
O Frederico, de quem o Nuno e o Tiago já falaram, continua a surpreender-nos com a sua generosidade. E acelera a sua candidatura a fã nº 1. Deixo-vos uma carta de FMG,


"Mais um comentário e não falo mais nisto.

Há dois elementos neste espectáculo que me têm assaltado o espírito de forma recorrente: o momento da ruptura do espectáculo ˆ a mulher gorda ˆ e o microfone na mão de Ricardo Magalhães. Dois elementos explosivos.

A mulher gorda. O fim do espectáculo. O início do espectáculo.

Não é um momento qualquer. Se é verdade que o espectáculo acaba ali, é igualmente verdade que o espectáculo começa ali. Confuso? Quando estamos sentados no Maria Matos e batemos com os cornos na paralisação da personagem arriscamos tudo. É o momento em que o maple que ocupamos na plateia se transforma em cadeira. De pau. O risco para o actor é também grande, o risco do actor é deixar de ser o Ricardo Magalhães para ser o Tiago Rodrigues, o que seria uma merda. O risco que o público corre é muito maior, é imenso, é immmmmmeeeeeennnnssssso. É muito estranho sentirmo-nos indesejados e é isso que se sente. Como estamos habituados à ideia de que nos devem agradecer uma ida ao teatro, só de pensar que não estamos ali a fazer nada deixa-nos fora de nós. Pensamos, quem é que este gajo pensa que é, este tipo tá-me a gozar. Claro que não estamos ali a mais, acho eu, mas não nos sentimos queridos, sentimos calafrios. Uma gaja gorda, o gajo tá a falar de mim? É um momento lixado para o espectador. Se é.

Uma das coisas maravilhosas que o teatro nos oferece (o que raramente acontece, infelizmente), é a possibilidade de irmos ao palco e, no limite, dar uma bofetada nos actores e vice versa. Quando a personagem paralisa frente à mulher gorda, põe-se essa hipótese. O Ricardo Magalhães está a esbofetear-nos, ora, nós também podíamos lá ir e∑

Se o actor não arrebata o público, corre mesmo o risco de levar na tromba, o Tiago Rodrigues corre esse risco. E isso é extraordinário.

O microfone.

Podem-me chamar picoinhas. Já vimos milhares de comediantes a utilizar microfones na mão para se apoiarem, para fazer qualquer coisa com as mãos, até para amplificar a voz. Ali, para além dessas coisas todas, é muito mais. É o ponto da nossa concentração. São batidas de coração. Respiração. Desenho. Escrita.

Quando Ricardo Magalhães pousa o microfone para beber água, respiramos de alívio de regresso ao maple. São momentos de paz, de amplidão. Mal ele re-pega no microfone, o teatro volta a ficar minúsculo. Voltamos à cadeira no cubículo. Voltamos ao combate.

Na verdade SUT têm duas personagens, o Ricardo e o microfone. Se um falha o outro enterra-se pelo chão. Um é o electrocardiograma do outro. E no ritmo desse coração inquieto , mais uma vez, arriscamos o enfarte.

Obrigado,

Frederico Mira George"

 
o melhor texto de sempre sobre este espectáculo
Temos tido a satisfação de ser muito bem tratados pela imprensa mas a melhor reflexão sobre o espectáculo foi editada por Rui Branco, no blog PAÍS RELATIVO, a quem agradecemos a excelência do pensamento e a abordagem cirúrgica. LFB



O HUMOR TEM O CORAÇÃO NAS TREVAS

Stand-Up Tragedy é uma peça interpretada por Tiago Rodrigues (Ricardo Magalhães) e escrita por Nuno Costa Santos e Luís Filipe Borges e é também um blogue. Pode não parecer, mas falar sobre o humor é uma coisa séria. Não são muitas as reflexões que conheço sobre o fazer humor, sobre o processo do humor. A peça Stand-Up Tragedy, em cena no Maria Matos, é uma delas.
Antes de falar da peça, vou falar da primeira coisa que a peça me fez lembrar: um filme chamado “Punchline”, de David Seltzer, com o Tom Hanks (Steven Gold), a Sally Field e o John Goodman. Mas há outros filmes que vêm logo à ideia, como o “Lenny” com o Dustin Hoffman e o “Man on the Moon” com o melhor Jim Carey. De volta ao “Punchline”. Steven Gold é o stand-up comedian nas muitas horas vagas do seu curso de medicina; é o aluno cábula, perenemente sem cheta, a enganar o pai que lhe manda uns vales pelo correio. Sally Field é a dona de casa que todo o dia faz tudo sempre igual e que tem o sonho redentor de fazer stand-up comedy, mas que vive a realidade de fazer o jantar para o loving husband – John Goodman –, criar os filhos e atamancar para as cortinas. O marido não compreende bem o sonho da mulher, custa-lhe os horários tardios e o ambiente dissipador dos bares. É pena o happy end só por ser previsível, concretizado na cena final em que o casal, entretanto desavindo, se reconcilia quando ela consegue enfim o sucesso enquanto humorista, o marido aprende a aceitá-la "como ela é" e Hanks, que a tinha ajudado com as piadas e levado para a cama, chora.
O filme fala de fazer humor. E falar de humor: terá piada? E se não tiver: será que é suposto ter? A peça Stand-Up Tragedy transita abruptamente da comédia para a tragédia através de uma inversão dos papéis esperados de quem pisa o palco e de quem se senta nas cadeiras. A peça procura – e consegue – desassossegar o espectador no conforto das cadeiras. Como? Estilhaçando meticulosamente as expectativas e os papéis esperados de um e de outro. O público leva com: «Vá lá, ri-te lá disto a ver se és capaz!...Então, já não acham piada ao cancro do meu pai...? Não se brinca com o cancro, não é?...ou é?»
Mas, de onde vêm as piadas de Gold, de onde vêm as piadas de Ricardo Magalhães? Quer dizer, de que matéria são feitas? Em que substância têm as raízes? Na amargura, na solidão e na privação. O humor não tem um fundo solar, mas escuro, escuríssimo. Parece uma flor de lótus que enfia as raizes na lama do pântano. Steven Gold e Ricardo Magalhães mostram que quem tem muita piada tem de costume um fundo sombrio, uma espécie de trevas não reveladas, a não ser dessa forma: a piada. É de lá que elas vêm. A peça não é nem uma crítica ao humor, nem uma crítica aos humoristas, nem uma agressão mais ou menos gratuita aos espectadores. Não: a peça tem a violência inevitável e necessária de uma dissecação, bastante realista.
A ironia típica da stand-up comedy, que não para perante nada nem ninguém, vem daqui também. No caso da personagem Gold, da vida maltrapinha que tinha, da relação conflituosa e fraudulenta com o pai e da amputação provocada por uma mãe precocemente ausente. No caso de Magalhães, da morte de um amigo num acidente de viação provocado pelo próprio estar a guiar bêbado, do cancro do pai transformado na melhor piada do liceu e do bestial fracasso da sua vida sentimental em contraste com o cada vez maior sucesso profissional como humorista.
O humorista ri de si. Todavia, o seu público ri-se, não dele, mas com ele. O stand-up comedian goza com o espectador, com tudo e todos. Ele não concebe limites ao universo das coisas “gozáveis” (assim o disse anteontem Bruno Nogueira na televisão, para algum escândalo de Ana Bola) porque goza em primeiro lugar consigo próprio. Ele é a sua primeira vítima e o seu mais implacável crítico. O humorista está sempre a um passo de desabar ou de desatar a chorar – ou da mais brutal “agressão”. Aliás, o impacto da peça é transmitido por aí, pela “agressão” ao público, e fá-lo bem. Começa por desafiar o papel ortodoxo do público enquanto público-de-stand-up-comedy-pronto-a-rir, passa depois pela invenção feliz da personagem do meu-maior-fã-que-deixou-de-rir e é levada ao extremo na cena em que Ricardo Magalhães dispara sobre o público. Esta forma radical de envolver o público no espectáculo, ao sugerir a utilidade da sua aniquilação, traça um paralelo com a cena do filme de Julian Temple, “The Greatest Rock-and-Roll Swindle”, em que o Sid Vicious, depois de interpretar uma versão pessoalíssima e genial do “My Way” de Frank Sinatra, acaba a disparar uma caçadeira daquelas para assaltar bancos sobre uma audiência que revelou ser upon closer inspection constituída por bonecos. É a última piada, literalmente the ultimate joke, a provocação final, mas é aquela que, e de regresso ao Maria Matos, leva de novo o fã-que-tinha-deixado-de-rir a uma derradeira risada, e logo daquelas de hiena.

 
correio do leitor
regresso à postagem mas ainda com muita preguiça. para já, aqui vai um mail de uma leitora (sem nome por não saber se autorizaria)LFB:

"Fui hoje ver a peça, na convicção que era amanhã o último dia. Agora, ao ver o site, tomei nota de que não era, mas também não muda nada. Quando acabou, precisei com urgência de um copo. E pelos vistos não era só eu. Fomos os 4 beber não um, mas alguns copos. No caminho para o bar, perdemo-nos nas ruas de Lisboa e aproveitámos para desviar a conversa. Por entre os tais copos, voltámos a rir muito, mas nem assim falámos da peça. Ou se calhar falámos: falámos das nossas vidas, das ausências que mais se sentem ao longo de todo o ano (que não só na quadra), na dificuldade em viver, nas mentiras que nos pregamos diariamente e nesta incapacidade de sermos felizes fingindo quotidianamente que o somos. E rimos muito. De nós mesmos, claro. No carro, de volta ao maria matos para recuperar os outros carros, as duas miúdas que em gerações muito diferentes passaram pelo Cénico de Direito, atreveram-se a abordar o assunto que, em príncipio, deveria ter sido o tema da noite. A peça de teatro que nos havia feito gastar alguns mails de 6ª feira e umas sms durante o dia de hoje. Uma aventáva que o trabalho de actor era fantástico, mas que seguramente tinha sido muito bem dirigido, sobretudo porque a gestão daqueles silêncios não é para qualquer um. Outra que nem tanto. E ficámos mesmos por aí, até porque os machos silenciaram como que dizendo que aquela conversa lhes coartava a tesão ...
E aqui estou eu a desabafar o que não consegui desabafar com aquele meu povo. Uma murraça do caraças, o que, por estranho que pareça, não é depreciativo. Antes pelo contrário. O texto está muitíssimo bem esgalhado. E o Tiago Rodrigues é simplesmente fantástico. Um grande, grande actor. O que ele faz ali em palco é surpreendentemente díficil. O público ... Enfim, suponho que tenha dias e sobretudo que tenha muita vontade dos seus 15 minutos de fama. A tutti quanti, não só ao actor, muito obrigada."

13/12/2003
 
mais uma semana
Ricardo Magalhães decidiu adiar as compras de Natal. Uma informação que já devia ter sido dada aqui: o espectáculo vai ficar em cena durante mais uma semana - até dia 21. NCS

 
o coração do humor
À semelhança de Inês Fonseca Santos e de Frederico Mira George , Rui Branco, do País Relativo, escreveu uma análise incisiva e demorada sobre o humor e os humoristas, a partir de Stand-Up Tragedy. Repito o que comuniquei ao ecrã quando acabei de ler o post do Rui: fabuloso. Análises dessas comovem-me - porque, para além de revelarem novos ângulos sobre um assunto que nos interessa muito, aprofundam o que imaginámos e o que, sempre que o Tiago pisa o palco, continuamos (os três) a imaginar. Permitam-me o apelo egoísta: Luís e Tiago, onde quer que estejam, venham ler "O Humor tem o Coração nas Trevas". NCS

11/12/2003
 
encontro feliz
Hoje, a Ana, uma amiga minha de infância - filha de amigos dos meus pais -, foi ver o espectáculo e, no fim, subiu até ao balcão (onde normalmente me escondo, a assistir ao confronto - sempre renovado - entre o humorista e o público) para me dar um beijinho. Gostei muito de a ver no Maria Matos. Se o Stand-Up Tragedy não estivesse em cena, provavelmente só a encontraria daqui a uns anos (talvez numas férias de Verão nos Açores). Mas vi-a hoje, sorridente debaixo do seu manto escuro. Fiquei feliz por isso. E por saber que o teatro pode proporcionar encontros destes. NCS

08/12/2003
 
última semana
Por diversos motivos, não tenho ido ao Maria Matos. E sinto falta. Sinto falta de ouvir as histórias de Ricardo - as suas tiradas eficazes e as suas piadas falhadas; as suas memórias e (talvez sobretudo) a sua raiva por não querer estar mais em palco e por, ao mesmo tempo, não conseguir abandoná-lo. Amanhã à noite, eu e o Luís vamos retrabalhar algumas zonas do texto - para que o Tiago possa, ainda na terça, começar a ensaiar as novas soluções, acordadas pelos três. Vão entrar novas piadas no stand-up do início e a parte final, apesar de, na sua essência, se manter a mesma, irá ganhar outra profundidade e relevância. Queremos que esta última semana de espectáculos seja tudo menos confortável NCS

05/12/2003
 
a ficha técnica
Rui Ângelo Araújo explicou-se. Ao mesmo tempo que utilizava o método copy/paste da argumentação (usou uma série de expressões e adjectivos meus para fundamentar a sua tese), tornou claro que, na sua opinião, o humor e a sátira são ambos válidos. O problema acontece quando se promete sátira e não se cumpre a promessa. Consulto o suplemento e concluo: é a questão da ficha técnica que o aflige. Isto: “O Inimigo Público é um jornal satírico, sendo todo o seu conteúdo ficcional”. Ok. É legítimo. Podia lá estar: “O Inimigo Público é um jornal humorístico, sendo todo o seu conteúdo ficcional”. Talvez fosse preferível e mais rigoroso (porque abrangeria todas as formas de humor). Mas não me choca que esteja lá a palavra “satírico” - até por razões de natureza prática. Em cima da mesa, ao meu lado esquerdo, estão alguns números do suplemento e, ao folheá-los, consigo distinguir aquilo que é satírico e aquilo que é humor. E o que é satírico não é pouco – encontro, na verdade, bastante sátira política e social em muitas das notícias, breves, opiniões e cartoons; sátira que, na maior parte das vezes, se esconde sob a capa de histórias mais ou menos delirantes. No entanto, as doses de sátira do suplemento não satisfazem o apetite dos autores da revista. Percebo porquê: ao reler os posts da Periférica sobre o Inimigo Público e o Contra-Informação continuo a achar que estamos perante um caso de amores – eles têm uma queda quase absoluta pela sátira. E acham que Portugal, país mal comportado, precisa de ser repreendido todas as semanas, com ajuda de um chicote. É um direito que deve ser assumido. Para terminar, gostava apenas de esclarecer que não me sinto de todo defraudado com o facto de a referência a Vilarelho (na capa da Periférica, logo abaixo do título) não significar que a revista se dedica a seguir, ao pormenor, a agenda cultural da localidade transmontana. NCS

04/12/2003
 
a sujidade do mundo
Dissemo-lo desde o início: o blog do Stand-Up Tragedy também pode servir para discutir o humor. Acho, na verdade, interessante que se comece a discutir e a desmontar o humor e os seus mecanismos no universo dos blogs. O Guerra e Pás e o blog da Periférica, ao fazerem uma análise crítica do suplemento Inimigo Público (onde escrevo), levantaram boas questões. A Periférica prefere a sátira, o Guerra e Pás acha, entre outras coisas, que muitos políticos expõem-se demasiado ao ridículo para que as piadas sobre eles tenham eficácia e que o humor funciona melhor na combinação imagem-texto do que exclusivamente em texto. Sobre a opinião da Periférica: penso que, felizmente, existe espaço para os vários tipos de humor. O nonsense e o satírico podem e devem coexistir. Alguns dos sketches dos Monthy Python e algumas notícias do Onion são absolutamente disparatados – e bem bom que o são. Fazem rir. Fazem rir pelo absurdo e pela referências. (Exactamente) pela ficção delirante e inconsequente que criaram a partir dos factos. Não precisam de querer dizer nada. O humor, mesmo sobre a actualidade, pode ser apenas lúdico e "divertido". Utilizando uma expressão de alguém, por vezes, podemos rir com os outros, em vez de rirmos dos outros. O moralismo satírico – que coloca, com alguma frequência, o seu autor numa posição de pretensa superioridade em relação à realidade "defeituosa" e "comezinha" – também cansa (veja-se, por exemplo, esse exemplo magno de sátira decadente que é a revista à portuguesa). Esqueçamos, uma ou outra vez, a revolução. Não queiramos mudar o estado das coisas em cada parágrafo. Dizer que o único humor que interessa é o humor satírico é o mesmo que afirmar que a única literatura relevante é aquela que tem dentro de si uma mensagem incómoda sobre a "sujidade do mundo". NCS

 
melancómico
Já escrevi aqui que Stand-Up Tragedy não revela, a meu ver, a opinião dos seus autores. Mas coloca questões. A história de Ricardo Magalhães lança perguntas e inquietações sobre o humor. Por exemplo, sobre a frequente inanidade das piadas e do riso. Esse é um tema que me cativa. Interessa-me (até como guionista de uma empresa que se especializou na área) muito discutir o humor nas suas diversas modalidades – e até pô-lo em causa. Mesmo que isso tenha como consequência passar, de vez em quando, por humorista angustiado. NCS

 
o admirador secreto
Já estava para fazer um link para este blog há algum tempo. Não só pelo entusiasmo do post, como também por ter colocado online o bilhete do dia em que foi ao Maria Matos - 22 de Novembro. Um pormenor que nos enche. Thanks. NCS

02/12/2003
 
Citação ou não
"Basta apenas uma mesma coisa para se ser um falhado ou um homem de sucesso: não ter medo do ridículo".

Ricardo Magalhães, humorista relutante



 
O primeiro abraço
Isto vem a propósito deste último post em que referi o texto do Frederico, que não conheço senão através do blogue, e que talvez nunca virei a conhecer. Se calhar até por causa do tal medo da desilusão, da sensação de conhecer alguém pelos seus textos e de perder esse conhecimento quando, no contacto pessoal, perceber que essa intimidade é uma ficção do leitor.

Depois de mencionar o texto do Frederico, dei comigo a pensar em muitas das reacções ao espectáculo que já pude testemunhar. Algumas, as que colocam dilemas e questões, as que procurámos provocar no exercício de manipulação e exposição que é sempre estar em palco a dizer coisas, algumas dessas reacções já foram citadas e debatidas neste espaço em textos anteriores.

Dei comigo a pensar na conversa que tivemos todos com o Nuno Artur Silva depois da ante-estreia. Com a capacidade cirúrgica que o Nuno Artur tem de analisar um texto, um espectáculo, um discurso ou uma ideia, tocou em dois ou três pontos fundamentais. Isto foi na quarta-feira, lá para a meia-noite, no bar do Maria Matos. No dia seguinte, a quinta feira de estreia, mudámos o final da peça por causa de ideias que surgiram nessa conversa com o Nuno Artur. Durante a tarde, eu, o Borges e o Costa Santos, continuámos a discussão iniciada com o Nuno Artur na noite anterior e surgiu um desfecho para a peça que é o ponto final que ainda não tínhamos inventado. Quem já viu, sabe do que falo.

Mas, apesar deste episódio, o que me ficou dessa noite foi o primeiro abraço que dei ao Nuno Artur. Conheço-o há poucos meses e desde então temos contactado bastante nas Produções Fictícias, com cortesia e simpatia, talvez até alguma empatia. Mas foi na euforia que se seguiu à ante-estreia, nas escadas que dão para o camarim 12, onde estou instalado, que nos abraçámos pela primeira vez. Ponho-me a pensar nisto e dou-me conta que não recordo a primeira vez que abracei qualquer um dos meus amigos. Aliás, não recordo a primeira vez que abracei qualquer pessoa na minha vida. Antes que isto se torne num libelo homossexual, deixem-me dizer-vos que foi um abraço, másculo, forte, entre dois homenzarrões. O Luís Borges e o Nuno Costa Santos estavam lá e foram testemunhas. Mas que havia ali alguma ternura, lá isso havia... TR

 
O(s) Ricardo(s)
Li o texto do Frederico, do blogue "saudades de Antero", que comoveu. Porque não é tão diferente como isso da minha própria experiência em relação a este personagem, o Ricardo, e a este espectáculo.

Também eu estreei no medo absoluto de me desiludir com a materialização daquilo que discutimos e fantasiámos durante meses.
Antes do espectáculo havia o blogue, antes do blogue havia a ideia, antes da ideia existíamos nós. Eu, o Luís, o Nuno, que inventámos esta coisa toda. A Magda que produziu. O outro Tiago que fez o cenário e as luzes. O Pedro da música e o Alfredo da voz off. Antes do SUT, havia isto tudo.

A única vez que tive a certeza de não me desiludir com este espectáculo foi quando dei o primeiro passo no palco, na noite da ante-estreia. Só aí tive a certeza de não me desiludir. Só aí tive a certeza que era impossível desiludir-me. Porque este espectáculo é, em última análise, aquilo que já existia em nós, antes do blogue e antes da ideia.

Pode ser formalmente mais interessante que outras coisas que fizemos ou venhamos a fazer, mas o que realmente o distingue do resto, é que foi feito por nós, do princípio ao fim. E isso está lá, visível, o tempo todo.

O que nós procuramos não foi encontrado e agora mostrado em forma artística ao espectador. Nada disso. O que nós procuramos é procurado em palco. Este espectáculo somos nós. E por isso é que não me desiludi. Ao contrário de qualquer espectador, quando subi ao palco, eu deixei de ter a possibilidade de escolher gostar ou não do Ricardo. Percebi que o Ricardo Magalhães era eu e os outros que fizeram isto. O Ricardo era nós. E eu nunca poderia desiludir-me connosco. TR

 
dúvida
Caro Frederico,

Depois de ler e reler a tua argumentação, percebi-o: qualquer das tuas opções é, na minha opinião, legítima. Permite-me, no entanto, que te diga: penso que devias aparecer no Maria Matos. Será interessante ver como é que o Ricardo Magalhães reagirá perante alguém que o conhece - que tem sobre ele uma ideia, uma expectativa. Que entra na sala com uma imagem e uma história fortes dentro da sua cabeça. Para além disso, partilhamos todos saudades de Antero. Talvez seja um motivo mais do que suficiente.
Até breve.
Um abraço
Nuno

01/12/2003
 
entusiasmo juvenil
Domingo à tarde. Maria Matos. Quando entrei no balcão, o Tiago já tinha começado o espectáculo. Estava a meio do número cómico - lançava piadas para uma plateia que respondia com riso e aplausos. Fiquei até ao fim a assistir a uma versão mais rigorosa - e, por isso, mais forte - de Stand-Up Tragedy. No fim, quando a música já tinha arrancado, olhei lá para baixo e assisti ao entusiasmo de várias pessoas. Uma delas destacava-se: um homem dos seus setenta anos, que estava ao lado de uma mulher mais ou menos da mesma idade. Imaginei que, todos os domingos, o casal vestia uma roupa "melhor" para ir ao teatro - àquele teatro. Desta vez, a peça tinha tocado mais o homem - a mulher continuava sentada e ele aplaudia de pé, com os braços e as mãos estendidos, à espera, quem sabe, de um encore. Ou talvez não - talvez o homem fosse, no momento, o representante do sentimento do casal. Também poderia ser o fã, o fã de quem se fala na peça e que seguiu Ricardo Magalhães para todo o lado, mesmo quando não lhe achava graça. Para além de todas as ficções e especulações, fiquei a olhá-lo até ao final, até ele se ter cansado das palmas, até o grande humorista português, com a pistola dentro do bolso, ter regressado ao camarim. NCS


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